segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nem tudo é Estrela

A maioria das pessoas olha para o céu e imagina que tudo o que vê, além da Lua, é estrela. Mas, esta não é a verdade. O observador, além de estrelas, pode estar vendo planetas ou até mesmo satélites artificiais.

Quem nunca olhou para o céu e exclamou: Que estrelona brilhante!!! Provavelmente, estava observando Vênus, Jupiter ou quem sabe Marte. Estes são os planetas vistos com maior brilho.

E quem nunca ouviu alguém dizer ou até mesmo disse: Eu vi! A estrela estava se movendo como se fosse um avião!!! Este, provavelmente, estava observando um satélite artificial.

Não preciso falar dos meteoros, a popular estrela-cadente, já comentado no tópico das Geminídeas.

Então, para o observador leigo, é interessante que saiba estas coisas: no céu, podem ser vistas estrelas, planetas, satélites artificiais, meteoros e a Lua. Isso a princípio e a olho nu, nos próximos tópicos introduzirei cometas e outros.

Algo que te ajudará muito na observação e localização de objetos no céu é o conhecimento das constelações. Mas afinal o que são constelações?
Constelação: Os antigos olhavam para o céu e ligando estrelas uma às outras viam semelhanças com figuras de coisas terrestres, por exemplo uma cruz (cruzeiro do sul), uma mosca entre outras. Deram nomes à esses conjuntos de estrelas. Mais tarde os astrônomos dividiram o céu é 88 regiões. Essas regiões seriam as constelações. Então, constelação é um desenho imaginário formado por um conjunto de estrelas no conceito antigo e, uma região no céu segundo os astrônomos. Conhecer as constelações é um grande passo para aproveitar as observações do céu. Porém, seu conhecimento se dará aos poucos, com bastante persistência e horas de observação.


Na imagem abaixo, retirada do software Stellarium, estão exemplos de algumas constelações segundo o conceito antigo.



Na foto você viu duas constelações, uma bastante conhecida no hemisfério sul e a outra não tão conhecida, a mosca.

De tempo em tempo mostrarei mais constelações e colocarei informações sobre elas.

Nenhum comentário: