quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Lua

Um pouco atrasado, mas estou de volta para o tópico da Lua. Espero que todos tenham tido um fim de ano com muito céu para admirar. Primeiro algumas informações sobre nosso satélite natural: A sua distância da Terra é de 384.403 km. Tem um diâmetro de 3.476 km. A sua rotação e revolução em volta da Terra são iguais, durando 27 dias, 7 horas e 43 minutos. A Temperatura média na superfície da Lua durante o dia é de 107º e durante a noite -153º. Vista da Terra sua magnitude é de -12.

A foto abaixo foi tirada com uma compensação de exposição para baixo, ou seja, para deixar a foto mais escura e ressaltar a Lua que é o foco. O céu, no momento em que a foto foi tirada não estava escuro como aparenta, já que foi pouco depois do poente.


A próxima foto foi no dia seguinte, um pouco mais cedo e sem compensação de exposição. A Lua, em qualquer circunstâncias é muito bela. Observada com um binóculo fica mais interessante ainda, então, vale a pena gastar um pouco do seu tempo dando atenção à ela.


A foto seguinte registrei com o auxílio de um binóculo 7x50. Como o meu binóculo não é de boa qualidade e também fiz tudo de improviso tentando segurar a câmera na ocular do binóculo, a foto não poderia ficar com uma boa qualidade. Mas, vale como registro. Para melhorar um pouco tratei usando o PhotoPaint.


As informações que postei sobre a Lua são do site da UFRGS - http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/moon.htm. Lá você encontrará informações mais detalhadas e outras curiosidades.

Estou devendo os posts sobre planetas, estrelas e constelações como prometi em outro post. Aguardem e logo postarei estas informações.

Nenhum comentário: