segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Conjunção: Vênus, Júpiter e Lua

O mês de janeiro, pelo menos em minha região, não privilegiou as observações, já que o céu se mostrou na maior parte do tempo nublado. Porém, no finalzinho do mês e neste início de fevereiro o clima ofereceu várias oportunidades as quais não hesitei em aproveitá-las. Continuo à caça dos Irídium Flares, sobre os quais escreverei em breve. No tópico de hoje falo sobre Vênus e Júpiter que, desde o dia 01 de fevereiro, estão em conjunção.

Nesta manhã o espetáculo foi melhor ainda, a Lua entrou no show formando um "triangulo celestial". Fiz algumas fotos utilizando longa exposição e estou postando algumas aqui. Para melhorar um pouco a imagem tratei com o Photopaint. Segue as imagens.


Na foto acima pode se ver Vênus, o ponto luminoso de baixo e Júpiter o ponto luminoso acima. Ao lado, é claro, a Lua. A próxima foto é uma aproximação utilizando o editor de fotos. Nesta aproximação é possível ver um pequeno ponto luminoso logo abaixo da Lua.

Este ponto luminoso é uma estrela chamada Nunki, ela faz parte da constelação de Sagitário. Sua magnitude é de 2.05. Para finalizar este post, segue uma bela composição fotografada as 6h15 da manhã. O triângulo não deixou a desejar.

Ainda é tempo de ver essa conjunção nas manhãs seguintes. Basta madrugar e olhar para o lado que o Sol nasce. Tenham uma boa observação.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Luciano!
Parabéns pelas fotos da conjunção!
Ficaram excelentes!
Prof. Marcos T. Moreira
Cianorte - PR.

Sete-Estrelo disse...

Obrigado Marcos! Continue prestigiando o Noite Astronômica. Aos poucos o conteúdo vai melhorando. Abraços!

Itiro disse...

Quando eu vi, aqui no Japão, elas estavam numa posição similar à da 3a foto.

Só fui saber que eram Marte e Júpiter, hoje!

Na hora, nem isso nem tinha me passado pela cabeça, senão teria tirado fotos também!

Abraços!

Anônimo disse...

Lucino, no dia 1º de dezewmbro de 2008 havia uma conjunção parecida com esta. Ficando admirada tentei fotografar mas saiu sempre tremida. No dia seguinte li num jornal que era uma conjunção não sei mais de planetas, você saberia me dizer? Penso que foi a mesma que Itiro viu no Japão. E mais , o jornal dizia que somente em 2017, me parece, aconteceria novamente, mas é muito parecida com esta de março que você tirou. Vou tentar colar a foto. Fernanda Macruz BH - MG

Anônimo disse...

Fernanda, o que você viu e fotografou em 1º de dezembro de 2008 provavelmente era a conjunção com esses mesmos planetas (Vênus e Júpiter) com a lua. Na realidade, a diferença entre a conjunção que fotografei em março e esta de dezembro é que em dezembro estes astros estavam muito mais próximos aparentemente, isso que fez desta conjunção uma das melhores e que vai demorar para se repetir. Em dezembro não consegui fotografar, o clima aqui não estava ajudando muito e em contrapartida eu estava muito atarefado em meu trabalho devido a proximidade com o fim de ano. Fernanda e quem ler aqui, não estou atualizando mais este blog, mas podem continuar a postar comentários aqui que estou ainda administrando. Para ver novas postagens vocês devem ir até o http://lucianoferreira.co.cc, não é só de astronomia, mas sempre estarei postando lá. Um abraço e obrigado pelas visitas.