sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Meu local de observação


No meu primeiro post aqui, descrevi um pouco do local em que faço minhas observações do céu. Quero mostrar, agora com imagens, que o local onde tenho feito minhas observações não é um lugar privilegiado e, por isso, perco muito do espetáculo noturno. A região que melhor tenho visão é a região entre o leste e o nor-nordeste, além do alto do céu, é claro. Segue abaixo duas fotos mostrando a iluminação que limita minha visão.



Comparando ao centro da cidade (região à lés-nordeste) ou bairros mais próximos ao centro, o lugar onde moro é uma maravilha.
Ontem o céu ficou nublado, porém por volta das 4h45m de hoje saí para fora e o céu estava cristalino. Não pude deixar de admirar a beleza de Vênus se destacando em todo o céu, sua localização era aproximadamente 100º a 10° de elevação.
Nos próximos post estarei falando um pouco sobre os planetas e as estrelas mais visíveis, as constelações que mais tenho observado entre outros assuntos para iniciantes (como eu).


Nenhum comentário: